Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no
dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos
diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de
pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas
isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém,
incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou
naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Gente já li este livro duas vezes e vi o filme duas vezes também. A história começa no ano de 1988, em 15 de julho. Emma é uma nerd e Dexter é um tremendo mulherengo. No entanto, eles se tornam grandes amigos apesar da total contradição que é a vida deles.
Dá pra perceber que Emma sempre gostou dele e secretamente ainda gosta mesmo depois de se tornarem grandes amigos. Escreve cartas enormes pra ele enquanto estão longe, mostra traços de ciúmes quando o vê com outra... Já Dexter está com a vida tão boa que quase não escreve pra Emma e quando escreve é apenas um curto "olá" com um cartão postal das suas viagens. Dexter só a procura mesmo quando se sente só ou está bêbado ( o que acontece bastante), mas é só encontrar uma mulher que lhe dê mole e ele já esquece de Emma.
Ao longo do tempo muita coisa acontece na vida deles. No início a carreira de Dexter está decolando, fica famoso como apresentador de TV, enquanto Emma trabalha num restaurante mexicano em que odeia.
Num certo ano, eles viajam juntos e acabam rolando um clima entre eles,Emma se enche de esperanças, mas logo Dexter pisa na bola e eles deixam tudo só na amizade novamente.
Quando Dexter vira um "babaca" por ser famoso, a amizade deles tem uma pequena trégua. Mas como bons amigos que são, reatam essa amizade depois de um tempo.
Emma rejeita um pedido de casamento, enquanto Dexter se casa e ainda tem uma filhinha.
Quando Emma realiza o sonho dela se tornando uma famosa escritora e Dexter vai visitá-la em Paris depois de um sofrido divórcio eles acabam, finalmente, ficando juntos.
Os dois até se casam e tentam ter um filhinho juntos, mas com a idade as coisas não são mais tão simples assim.
Entre problemas, relacionamentos e amizade Dex e Em nos ensina que você pode levar vinte anos pra perceber que o que você procura está bem na sua frente.
Sobre o filme: Achei o filme bem fiel ao livro, apenas com umas pequenas diferenças. Além disso, amo a Anne Hathaway e embora não lembrasse do ator que interpretou o Dex, amei a atuação dele também. Então, vale a pena conferir as aventuras e as desventuras de Dex e Em, Em e Dex em Um Dia.
Que tal começar a ler?